Obter o melhor aproveitamento na transformação de uma                                       forma de energia em outra ou na realização de um trabalho.

                             Será que um dia o homem chegará a construir uma máquina                                 que pese apenas 3 gramas e realize o prodígio de pairar no ar e que seja capaz de realizar tudo que o beija-flor realiza?

Seremos, um dia, capazes de conceber e produzir uma máquina pequenina como uma formiga, capaz de transportar até 50 vezes o seu próprio peso? E as formigas têm um elevado poder de organização, ou seja, dispõem de um cérebro que não seria facilmente substituído por um chip do tamanho do seu minúsculo “cérebro”.

Ainda estamos longe de alcançar tamanha capacidade de aproveitamento da energia disponível. Contudo, já podemos transformar energia elétrica em energia luminosa, por meio de leds, com uma eficiência muito superior à das antigas lâmpadas incandescentes.

Ao adquirir um novo refrigerador ou condicionador de ar, TV ou qualquer equipamento eletroeletrônico, você deve observar se eles trazem consigo uma etiqueta com as informações do selo Procel, indicando o consumo nas condições normais de trabalho. Comece por substituir as lâmpadas por bulbos de led que, embora apresentem um custo inicial mais alto, o consumo é muito menor e a vida útil muito maior. Também não faz sentido gerar energia elétrica para autoconsumo e desperdiçar grande parte aquecendo água com chuveiros e torneiras elétricas, que são um verdadeiro curto-circuito. Aquecedor solar é a solução indicada.

 

Eficiência Energética

 

Obtenha um orçamento 

Gratuitamente