Sistemas Fotovoltaicos não- conectados à rede

(off-grid)

Obtenha um orçamento 

Gratuitamente

Sistemas Fotovoltaicos Autônomos

 

Os sistemas fotovoltaicos autônomos recebem essa denominação por operarem desconectados da rede elétrica, mesmo quando instalados em locais onde haja uma rede operada por uma concessionária de energia. Recebem também outras denominações, como sistemas isolados ou desconectados. Em Inglês são denominados “off-grid”.

São inúmeras as aplicações dos sistemas autônomos. Pode-se destacar a eletrificação de propriedades rurais; a iluminação e sinalização ativa de rodovias; a alimentação de sistemas de telecomunicações e de meteorologia em locais isolados. Os satélites de observação e de telecomunicações são alimentados unicamente por energia solar.

Salvo raras exceções, os sistemas fotovoltaicos autônomos são providos de baterias acumuladoras de energia para suprir a demanda à noite e em dias nublados, quando a intensidade da radiação solar que incide sobre as células fotovoltaicas não é suficiente para manter em operação a iluminação ou outros equipamentos e dispositivos elétricos. A figura ilustra a estrutura de um sistema fotovoltaico autônomo: